fbpx

Programa Curricular Resumido do MBA

PROGRAMA CURRICULAR MBA
GESTÃO DE EMPRESAS

Módulos:

Estratégia Empresarial ( 40H)

Estratégia: Escolas e Dimensões;
O Plano de Negócios;
Negócios Estratégicos e Estratégia da Empresa;
Processo de Valor; Indústria /Sector e Estratégia;
Estratégia e Recursos; O Processo Estratégico;
Planeamento Estratégico: Metodologia de Planeamento por Objetivos; Ferramentas e
instrumentos da Estratégia Empresarial; Plano de Desenvolvimento Internacional;
Internacionalização de empresas ( como fazer)
Gestão Estratégica com o Balanced Scorecard (BSC); Alinhamento Organizacional com o BSC;
Modelos de Análise Estratégica; Modelo de Igor Ansoff; Matriz BCG (Boston Consulting Group);
o Modelo das 5 Forças de Michael Porter; As competências Nucleares de Gary Hamel & C K Prahalad;
Das Competências às Capacidades e das Capacidades aos Recursos; A Estratégia do Oceano Azul de W Chan Kim & Renee Mauborgne;
A Estratégia e a Internacionalização; Integração dos modelos estratégicos;
Estudo casos práticos concretos e atuais

Gestão Financeira e Corporate Finance ( 40h)

Introdução à gestão financeira; Instrumentos da gestão financeira; Métodos e técnicas de análise financeira; Estudo do equilíbrio financeiro;
Estudo da rendibilidade; Análise e avaliação do risco;
Custo dos capitais;
Planeamento financeiro e Orçamentação;
Medidas de criação de valor;
Operações do ciclo de investimento e de financiamento;
Instrumentos de apoio ao investimento;
Avaliação de projetos de investimento;
Construção de um projeto de investimento; Controlo de Gestão; Cobertura de riscos financeiros;
Estudos de casos reais práticos.

Gestão de Marketing e Comercial ( 40H)

Introdução ao Marketing; Elementos Estratégicos em Marketing;
O Marketing e o Contributo para o Negócio;
A Organização do Marketing Competências; O Processo de Marketing; Segmentação;
Targeting; Posicionamento; A comunicação em Marketing; Marketing Mix;
Técnicas Publicitárias; Técnicas de Marketing, Franchising e Merchandising;
Planeamento e Gestão de Marketing;
Marketing de Bens de Grande Consumo; Marketing de Serviços;
Elaboração total do Plano de Marketing;
Marketing Internacional; Direção Comercial e vendas;
Desenho e Implementação de um Plano de Vendas;
Objetivos; Planificação da Função Comercial e Perfis de Competências;
Fixação dos Objetivos Comerciais; Motivação e Desenvolvimento de Equipas Comerciais;
Controlo da Atividade Comercial; Supervisão e Avaliação de desempenho;
Auditoria da Eficácia Comercial.
Estudo reais de casos práticos.

Gestão de Talentos e Liderança de Equipas ( 40H)

Ambiente Organizacional; Planeamento e Controlo de Gestão Talentos; O Stress nas Organizações;
Gestão da Motivação dentro da organização;
Os Objetivos e Estratégias Organizacionais e a Gestão da Formação;
Inteligência Emocional e sua utilização nas Empresas;
Processo de Transição de Carreira e Auto-avaliação;
Recrutamento e Seleção de Talentos;
Avaliação de Desempenho como ferramenta de Motivação;
Liderança Pessoal e Profissional; pensar e intervir como um Líder sec XXI;
Organizações de Alto desempenho; Liderança sec XXI como instrumento organizacional
O processo de Coaching;
Programação Neurolinguística ( PNL) e Linguagem Corporal
Estudo reais de casos práticos

Gestão de Operações e Logística (32h)

Introdução à Gestão de Operações; Conceitos e definições de base;
Estratégia de Operações e Competitividade;
Gestão de Projetos na Gestão de Operações;
A Gestão do scope; Planeamento do projeto; Controlo do projeto;
Gestão da Qualidade Total (TQM); Especificação da qualidade e custos da qualidade;
Six-Sigma; Poka-Yoke;
Consultoria de operações; Cadeia de abastecimento;
Outsourcing; Comércio eletrónico; e-operações;
Sistemas Just-in-Time e Lean;
Enterprise Resource Planning (ERP);
Material Requirements Planning (MRP);
Distribution Requirements Planning (DRP);
Gestão de Stocks; Gestão da Capacidade;
Melhoria contínua do desempenho;
Avaliação do desempenho operacional; Noções de planeamento e de controlo;
Programação e controlo de operações; Gestão de materiais;
Estudo de Casos reais práticos.

Sistemas de Informação de Gestão (32h)

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial;
Business Intelligence; CRM – Customer Relationship Management;
ERP – Enterprise Resource Planning;
Sistemas de Apoio à gestão da relação com o Cliente;
Gestão de Projetos e Sistemas de Informação; Base de dados;
Marketing Digital; Mobile Computing;
Segurança da informação e Gestão do Risco;
Sistemas de suporte à Decisão; Teoria da Decisão; Modelos de Apoio à Decisão; Tomada de Decisão e Suporte Computacional; Introdução aos Sistemas de Decisão; Sistemas de Decisão e Modelos;
Gestão Documental e WorkFlow; –
Criação de portal Empresarial – Site a apresentação ao mundo;
Virtualização das operações; Comércio Electrónico;
Gestão de Hardware, Software e Telecomunicações;
Estudo casos reais práticos.

Gestão de Projetos (24h)

Definição de Projeto; O gestor do projeto;
As vertentes da gestão; equipa de Projeto; gestão de equipas
Sistemas de Informação;
Liderança; • Planeamento e WBS
Orçamento; Controlo de custos; Análise de riscos
O planeamento do Projeto; execução e Controlo;
Avaliação do Projeto;
Microsoft Project e sua aplicação;
Agilidade: Manifesto Ágil, Valores e Princípios Ágeis; Práticas Ágeis;
Waterfall vs Agile: Aplicabilidade;
Papéis: Equipa de Desenvolvimento; Product Owner; ScrumMaster
Elaboração de um relatório de projeto
Estudo de casos reais práticos.

Workshops( 12H)

Lean Startup;
O Papel da Banca na Atividade das PME´S;
Qualidade e Certificação;
Fiscalidade e Auditoria
Marketing Digital;
Gestão de instituições de crédito e prevenção do branqueamento de capitais e financiamento;
Analise técnica e fundamental das ações; a função financeira e o papel recente do CFO; A função financeira- Governance e dividendos; Operações de financiamento por capitais próprios e alheios;
Estratégias de internacionalização;
Direito Empresarial.

Metodologias (4h)

Normas de Formatação e estruturação de Projetos Finais de MBA

Projeto Final ( 320h)

Criação de um novo Negócio ou Reestruturação de uma empresa para implementação prática
Duração do curso: 12 meses