fbpx

CORPO DOCENTE DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

PhD Miguel Magalhães (Coordenação Científica)

Doutorado em Gestão e Direção de Empresas e Marketing, tendo levado a cabo o estudo “La problemática de la delimitación de una Organización en Unidades Estratégicas de Negocio (U.E.N.).miguel-magalhaes

Professor Especialista em Ciências Empresariais.

E.A. em Gestão e Direção de Empresas e Marketing.

VI PDE – Programa de Direção de Empresas (1994).

Executive MBA (1993).

Pós-graduado em Estudos Europeus – dominante Jurídica.

Pós-graduado em Estudos Europeus – dominante Económica (1988).

Licenciado em Gestão Financeira

Bacharel em Gestão de Empresas.

Foi proclamado JEEP (5a geração).

Elaborou o documento “Guia Prático do Euro” para a A.E.P.

Ficou em 1º lugar no concurso de Ideias para a Qualidade dos Serviços Públicos, que veio a dar origem às suas atuais Lojas do Cidadão, cujo prémio foi atribuído no Dia Nacional da Desburocratização, a 29 de Outubro de 1992.

Professor na E.A.F.F. – Espaço Atlântico – Formação Financeira, S.A.

Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Economia, Gestão e Informática na Universidade Portucalense-Infante D. Henrique.

Faz parte da Rede Nacional de Mentores do IAPMEI.

Consultor certificado do IAPMEI e do CATIM sobre a Metodologia de Benchmarking e Boas Práticas.

Partner/CFO da ProSETWIN.

 
PhD Teresa Ferreira  

Doutoramento em Ciências Empresariais.teresa-ferreira

Mestrado em Marketing.

MBA em Marketing e Finanças Internacionais.

Licenciatura em Gestão de Empresas.

Formadora certificada pelo IEFP.

Direção Comercial e Executiva (25 anos) em empresas Multinacionais do Sector de Serviços e Indústria.

Directora geral GA e Direcção geral Empresas de Serviços.

Consultora na Área de Gestão de Empresas.

Docente do Ensino Superior.

Formadora Certificada em Multinacionais.

 

PhD Irina Saul-Amaral 

Doutorada em Gestão Industrial (Internacionalização da Inovação).irina-saur-amaral

Mestre em Gestão da Informação pela Universidade de Aveiro.

Tem mais de 15 anos de experiência profissional empresarial, como gestora e  consultora, e mais de 7 anos como empreendedora.

É docente no ensino superior desde 2006, nas áreas de gestão, estratégia, inovação, internacionalização, marketing, turismo e metodologias de pesquisa, em licenciaturas, mestrados, doutoramentos e formação de executivos, na Universidade de Aveiro, no IPAM e na Porto Business School.

Tem mais de 100 publicações científicas nas áreas de gestão, inovação, marketing, redes sociais e turismo.

Liderou e foi membro de mais de 50 projetos de investigação aplicada na área da internacionalização, marketing, estratégia e diferenciação competitiva, incluindo o Plano de Marketing da Região Centro de Portugal.

Dirigiu o IPAM – Aveiro. Nesta instituição de ensino fundou e dirigiu a unidade de investigação, foi membro/presidente de órgãos de gestão académica, coordenou a área técnico-científica de economia/gestão e foi editora da Revista Portuguesa de Marketing e das Edições IPAM.

Atualmente é Professora Auxiliar na Universidade Europeia e Chief Strategy Officer & Partner na Strategy 360 – Consultancy, Lda.

Integra diversos comités científicos de avaliação internacionais.

Expert da Comissão Europeia no Horizonte 2020 – SME Instrument.

Integra o Advisory Board da rede EUWIN para a Inovação no Local de Trabalho da Comissão Europeia.

Organiza anualmente a conferência ICIEMC – International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour.

Trabalha diariamente com empresas e organizações de Portugal Continental de diversos setores de atividade, que pretendem melhorar a sua capacidade competitiva nos mercados em que atuam, focando no desenvolvimento de novos mercados e exploração dos mercados atuais, na construção e implementação da estratégia, dos planos de marketing e de comunicação.

 

Mestre Carlos Plácido 

Doutorando em Contabilidade e Finanças.carlos-placido

Mestre em Gestão.

Pós Graduado Em Gestão de Bancos e Seguradoras.

Pós Graduado em Fiscalidade.

Pós Graduado em Contabilidade Pública.

Licenciatura em Contabilidade.

Formador da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.

Formador da Caixa Seguros – Grupo Caixa Geral de Depósitos.

Formador Certificado pelo IEFP.

Consultor de Escolas Profissionais.

Consultor de Grupo Financeiro.

Diretor de Curso Superior de Gestão Bancária e Seguros.

Docente do Ensino Superior IPCA para a área da Gestão.

Docente de Mestrados.

Consultor em empresas de mais variadas áreas de atividade.

 

PhD Jorge Teixeira 

Doutoramento na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade de Santiago de Compostela, com a sua investigação centrada no tema “A  Responsabilidade Social Corporativa no Processo de Inovação”.Jorge Teixeira

Mestre pela Universidade de Vigo com o Diploma de Estudos Avançados, com especialização nas seguintes áreas: Gestão do conhecimento e Capital intelectual, Gestão da Inovação e da Tecnologia, Marketing Relacional no Mercado Global, Novos Meios Electrónicos, Novas Tendências na Gestão de Recursos Humanos e Direção de Operações e Marketing.

Diploma em Innovation Policies for Developing Countries do Banco Mundial (Julho de 2015).

Master Business Innovator no Illinois Institute of Technology em Chicago (2010).

International executive MBA in Business Strategy na Escuela de Negócios Caixanova em Espanha, incluindo um módulo internacional na Universidade de Georgetown nos EUA em 2006.

Licenciado em Gestão de Marketing pelo IPAM (1995).

Coordenador do Master “Master Innovation Management Systems”, organizado pela ANJE.

Membro do Board of Advisors do Ibusiness Innovation.

Coordenador da newsletter Inovação & Empreendedorismo do Grupo Editorial Vida Económica.

Tem participado como orador em diversas conferências nacionais e internacionais sobre a temática da inovação, empreendedorismo e Responsabilidade Social Corporativa.

Desde 2005 tem desenvolvido ações de consultadoria em diversos clientes nacionais e internacionais na área da inovação empresarial.

Desde 2009 é o Diretor Geral da Accelper Consulting Iberia.

 

Mestre Paulo Porto 

Detentor do título de “Especialista em Ciências Empresariais” desde 2012.paulo-porto

Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa – Lisboa (1996).

MBA com especialização em Gestão Internacional – Escola de Pós-Graduação em  Ciências Económicas e Empresarias da Universidade Católica Portuguesa – Lisboa (1993).

Licenciatura em Engenharia Civil – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (1987).

Fundador, Sócio maioritário e Gerente de GINT Consultores, onde desenvolveu e coordenou, desde 1993, mais de duas centenas de projetos nas áreas industrial e comercial.

Fundador do conceito de consultoria em franchising para novos franchisadores – franchisUP e para redes em atividade – franchise+clinic (2015-até ao presente).

Executive Vice-President da Oakmark – Business Excelerators (2015-até ao presente).

Fundador e Administrador Único de GESTELPOR – Gestão, Investimentos e Participações, S.A. (1997-até ao presente).

Administrador de COLOR ADVICE, S.A. (2009/2012).

Administrador e Membro do “Advisory Board” da VENTILAQUA, S.A. (2013-até ao presente).

Docente no IPAM-Instituto Português de Administração de Marketing – Escola Superior de Aveiro até Julho de 2015, e Escola do Porto a partir dessa data, no Curso Superior de Gestão de Marketing.

Docente no ISCAC – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (2014).

Publicação literária: “O Franchising passo a passo”, Co-autor com Santiago Barbadillo de Maria, Ed. IPAM, Outubro de 2004.

Publicação académica: “Benetton – Um caso paradigmático de franchising”, Revista Portuguesa de Marketing, nº 3, Outubro de 1996.

 

 Mestre Jorge S. Coelho  

Presidente do Instituto Português de Business Process Management (IPBPM).jorge-coelho

Vice-Presidente da Association of Business Process Management Portugal (ABPMP).

Membro do International Institute of Business Analysis (IIBA).

Subdirector do departamento de IT dos escritórios do Porto da Price Waterhouse Management Consultants, entre 1990 e 1994.

Desde 1993, Professor Assistente de Sistemas de Gestão de Informação na Universidade do Minho (Guimarães) e na Universidade Portucalense (Porto).

Desde 1996, sócio-gerente da SisConsult.

Membro do Conselho Consultivo da CIONET Portugal.

Presidente do Conselho de Supervisão da Universidade Portucalense (UPT).

Autor da metodologia MLearn (abordagem organizacional estratégica baseada num sistema orientado para a arquitetura de modelos de negócio).

Conferencista regular em cursos de pós-graduação e seminários como o BPM.

Quality and IS Stratregy em várias universidades portuguesas como ISCTE, o ISEG e UP (PBS – Porto Business School).

Co-autor dos livros:

– Coelho, Jorge. “BPM e Melhoria Contínua”. Em Dedo, Peter. “In Search of BPM Excellence”, Tampa, Meghan-    Kiffer Press, 2005.

– Coelho, Jorge. “Arquitectura da Empresa centrada Nos Processos: o fator determinante PARA O Alinhamento Estratégico dos SI”. Em Luís Amaral e Outros, “Sistemas de Informação Organizacionais”, Edições Sílabo de 2005.

– Coelho, J (2013), Coordenação da seção Processos de Negócio, em Pedro Campos, Pedro Quelhas Brito, Novas Tendências de inteligência em marketing, Coimbra, Almedina.

 

Dr. João Miguel Lopes


Docente no IPAM-IADE do Porto, na Pós-Graduação de Marketing Digital e coordenador do Programa Avançado em Marketing Digital do IPAM do Porto.joao-miguel-lopes

Docente na Universidade Portucalense na licenciatura em Gestão e Sistemas de Informação.

Diretor da Brandtellers Studio, empresa especializada na ativação de marcas no meio digital.

Consultor e formador de marketing e digital branding para entidades como a ANJE e AEP.

Membro do Júri do Painel de Avaliação “Call for Entrepreneurship” da Portugal Ventures.

Membro do Conselho Consultivo do Núcleo de Empresas Tecnológicas da Universidade Portucalense.

Autor das temáticas: -“Marketing Viral” e “Transmedia Storytelling” no livro ”Marketing Digital 360”, de Vasco Marques; e de “Storytelling” no livro ”Vídeo Marketing” também de Vasco Marques.

No livro ”Marketing a Preto e Branco”, com a coordenação de Pedro Ferreira e Elizabeth Real foi autor da temática “A (r)evolução das redes sociais”.

Com 16 anos de experiência na área de marketing e comunicação nos meios digitais, trabalha ativamente com marcas que se querem afirmar através de estratégias de transmedia storytelling.