fbpx

CORPO DOCENTE GESTÃO DE OPERAÇÕES

 

Baptista da Costa
(Coordenador Cientifico)
 
  • Doutoramento em Organização e Gestão de Empresas Executive.
  • MBA pelo Instituto Francês de Gestão.
  • Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade do Porto.
  • Larga experiência em direcção e administração de empresas.
  • Dirigiu várias empresas de diferentes sectores de actividade.
  • Administrador do Porto de Leixões.
  • Trabalhou no Metro do Porto desde a fase de concepção do sistema até à recepção do primeiro veículo.
  • Coordenou a execução das acessibilidades aos estádios no Porto no âmbito do Euro 2004.
  • Docente do ensino superior.
Adriano Fidalgo
 
  • Doutorando em Estudos Europeus – Ramo Económicas – Tese em Competitividade da Região Ibérica na Europa do Futuro (análise prospectiva), pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa).
  • Candidato a prestação de provas a Professor Especialista em Direcção Comercial.
  • Licenciatura em Gestão e em Relações Internacionais – Ramo Económicas e Políticas, pela Universidade do Minho.
  • Pós-graduação em Estudos Europeus – Ramo Económicas, pela Universidade Católica Portuguesa.
  • Pós-graduação Relações Internacionais Económicas e Sociais Internacionais, pela Universidade do Minho.
  • Realizou um CEMS / Executive MBA, pelo Institut Français de Géstion / Espaço Atlântico – Formação Financeira, SA.
  • Desempenhou até ao inicio de 2011 a função de Director Geral e Gerente da Pamésa Consultores tendo desempenhado até Setembro de 2008 funções de  Director da Área Comercial Nacional da Cimpor – Cimentos de Portugal, SA.
  • Desenvolve, desde 1994, actividade docente no ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão, ministrando actualmente as unidades curriculares de Direcção comercial, no âmbito do Mestrado de Direcção Comercial e Marketing; Análise Económica e Financeira, no âmbito da Licenciatura em Gestão de Empresas; e desde 2003, Gestão de Marketing, no âmbito da Pós Graduação em Gestão Empresarial.
  • Desde 2010 docente do pós Graduação de Gestão ANJE/IPAM com a unidade curricular de marketing, Direção comercial e Vendas. A partir de 2011 Coordenador do Executive Master / Pós Graduação em Marketing Management e do PG de Gestão e Inovação para a Internacionalização do IPAM, com a docência da unidade curricular Estratégia e desenvolvimento de Negócio e Plano de Marketing, em Matosinhos e Aveiro.
  • Em Setembro de 2011, lança um projeto empresarial no domínio da Consultoria Estratégica e Desenvolvimento do Negócio e em Outsoursing de Gestão,  denominado Astrolabio, Orientação e Estratégia SA, focada na orientação estratégica, marketing e estratégia de internacionalização; nomeadamente informação sobre mercados, auditoria, estratégia comercial/marketing e gestão da força de vendas e determinação de instrumentos para aferição da satisfação dos clientes; assim como eficácia comercial, gestão de parcerias, negociação e comunicação eficaz.
César Gonçalves
 
  • Licenciado em Economia pela U. P.
  • Pós-graduação em Gestão de Empresas.
  • Sólida formação nas áreas de Gestão Empresarial, Contabilidade, Finanças, Auditoria e Fiscalidade, enriquecida em ambientes empresariais altamente exigentes.
  • Larga experiência em projetos de investimento, avaliação de empresas e negócios, preparação e negociação de projetos de fusão e aquisição de empresas (M&A), nomeadamente em contextos internacionais.
Artur Rangel
 
  • Licenciatura em Engenharia Electrotécnica, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
  • Pós-Graduação em Gestão Ambiental e Auditorias Ambientais em Empresas Industriais, no Instituto Superior de Ciências de Saúde-Sul.
  • Curso de Oficial Técnico de Manutenção de Material Electrotécnico da Força Aérea Portuguesa ( Escola Militar Electromecânica – Paço D`Arcos.
  • Actualmente Consultor Independente em Engenharia e Gestão Industrial.
  • Docente na Universidade Portucalense e APNOR – Assoc. Politécnicos do Norte, na áreas da Informática da Previsão e Decisão, Logística,Gestão da Produção, Aprovisionamentos, Gestão industrial, Projectos Industriais, Gestão de Novas Tecnologias, Rengenharia e Instalações Eléctricas Industriais.
  • Faço parte do Conselho Consultivo da ADENE, em representação da APMI (Assoc.Port. de Manutenção Industrial) para a revisão regulamentar dos DLs do RSECE em tudo que diz respeito a Manutenção.
Luís Fonseca
 
  • Licenciado em Gestão de Empresas, com especialização em Marketing.
  • Pós-graduação em Gestão Empresarial.
  • Frequenta doutoramento em Ciências Empresariais – Marketing.
  • Desempenhou funções como Diretor Comercial e de Marketing em várias empresas como Pecol, Apolo Cerâmicas, Aleluia Cerâmicas, Cerâmica Boialvo (Grupo Mota-Engil) de 1989 a 2009.
  • Formador e consultor nas áreas de Análise Estratégica, Gestão de Marketing, Gestão Comercial, Internacionalização e Controlo de Gestão, no âmbito de vários programas financiados como MOVE e Formação PME.
  • Formador no Ensino Superior.
Maria do Céu Lopes
 
  • Licenciada em Direito.
  • Pós-graduada em Relações Económicas e Sociais Internacionais e especializada em Comércio Internacional.
  • Desempenhou várias funções na área do Comércio Internacional em várias empresas de transportes internacionais de mercadorias.
  • Docência no Ensino Superior.
  • Desenvolve atividade de Jurista.
  • Consultora e formadora em áreas como Comércio Internacional, Direito, desenvolvimento pessoal (gestão inteligência emocional, gestão de stress).
Miguel Rodrigues de Magalhães
 
  • Doutorado em Gestão e Direção de Empresas e Marketing: “La problemática de la delimitación de una Organización en Unidades Estratégicas de Negocio (U.E.N.)”.
  • Mestre [D.E.A.] em Gestió Dirección de Empresas, Executive MBA.
  • Pós – Graduações em Estudos Europeus – na dominante Económica e na dominante Jurídica, Programa de Direção de Empresas.
  • Licenciado em Gestão Financeira.
  • Desenvolve a atividade académica e de formação profissional nas áreas da politica da empresa, marketing estratégico em diversas instituições.
  • Desenvolve a atividade profissional nas áreas de consultoria de marketing estratégico e de revisão de contas em diversas organizações públicas e privadas.