PhD Teresa Santos Ferreira (Direção de curso e Coordenação Pedagógica) |
Doutoramento em Ciências Empresariais.
Mestrado em Marketing.
MBA em Marketing e Finanças Internacionais.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Formadora certificada pelo IEFP.
Direcção Comercial e Executiva (25 anos) em empresas Multinacionais do Sector de Serviços e indústria.
Diretora geral GA e Direcção geral Empresas de Serviços.
Consultora na Área de Gestão de Empresas.
Docente do Ensino Superior.
Formadora Certificada em Multinacionais.
PhD Baptista da Costa |
Doutoramento em Organização e Gestão de Empresas.
Executive MBA pelo Instituto Francês de Gestão.
Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade do Porto.
Larga experiência em direção e administração de empresas.
Dirigiu várias empresas de diferentes setores de atividade.
Administrador do Porto de Leixões, trabalhou no Metro do Porto desde a fase de conceção do sistema até à receção do primeiro veículo e coordenou a execução das acessibilidades aos estádios no Porto no âmbito do Euro 2004.
Docente do ensino superior.
PhD Frederico D’Orey |
Doutoramento em Ciências Empresariais.Mestrado Marketing – IPAM.
M.B.A. (Master Business Administration ) Comércio Internacional – ESADE/IEP.
Licenciatura Marketing -Universidade Fernando Pessoa.
Director Marketing Estratégico e Comunicação do Grupo Atlântica ( Vila Sol ).
Director Comercial e Marketing – Amorim Imobiliária ( Inogi ).
Director de imagem e comunicação – ICEP Portugal
Membro do Conselho Estratégico do Instituto – IPAM.
Coordenador científico do Curso de Pós Graduação em Branding – IPAM.
Professor convidado do MBA em Marketing – IPAM.
Professor da licenciatura em Gestão de Marketing – IPAM.
Professor convidado de Marketing Estratégico e Marketing Internacional – Universidade Fernando Pessoa.
Professor convidado do MBA em Marketing – Universidade Fernando Pessoa.
Professor na Universidade Portucalense e ISAG.
PhD Gonçalo Manuel Lencastre Silos de Medeiros |
Doutoramento em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Pós-Graduação: Executive MBA em Engenharia Comercial e de Gestão, pelo Instituto Empresarial Portuense (AEP) e pela ESADE— Escola Superior d’Administarció I Direcció d’Empreses, de Barcelona.
Curso de Formação Avançada em Gestão dos Sistemas de Informação na Universidade Católica Portuguesa.
Licenciatura em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Director do Departamento de Organização e Operações da AEP / Feiras e Congressos.
Docente e Presidente do Conselho Científico de uma instituição do Ensino Superior.
Anteriormente foi:
Responsável pela área de Informação Empresarial da AEP Empresas, que criou o Portal de Informação da AEP.
Membro da equipa de gestão do projecto Cidade das Profissões, integrado no Projecto Porto Digital, no âmbito do Programa Cidades e Regiões Digitais.
Coordenador do projecto PME-TIC no âmbito do Programa Formação PME da AEP.
Coordenador do projecto de elaboração dos Cadernos de Inovação, no âmbito da medida de recursos didácticos do POEFDS.
Coordenador do projecto RIAT Net Empresas, integrado na Iniciativa PME Digital.
Coordenador do projecto “Promoção do Empreendedorismo Empresarial Inovador”, desenvolvido no âmbito do Programa INOVAlgarve – Programa Regional de Acções Inovadoras.
Foi responsável pela criação e lançamento de projectos na área da formação, sendo de destacar o PRONACI – Programa Nacional de Formação de Chefias Intermédias para a Indústria.
PhD Manuel Sousa Pereira |
Doutoramento em ciências da comunicação com a tese intitulada “A gestão da comunicação nas organizações e liderança pessoal” Universidade de Santiago de Compostela – Espanha.
Mestrado em ciências da comunicação, especialização em marketing – Universidade Fernando Pessoa.
Pós – graduação em marketing e comunicação estratégica – Universidade Fernando Pessoa.
Licenciatura em Relações Públicas – Universidade Fernando Pessoa.
Professor Assistente Convidado na Escola Superior de Ciências Empresariais e no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Capítulos de livros publicados, Publicação de livros, Artigos em Revistas com Arbitragem Científica, Trabalhos Completos/Resumidos em Eventos com Arbitragem.
Científica, Apresentação de Trabalho Científicos.
Participação em Congressos, Eventos Científicos ou Académicos.
Orientação de trabalhos de conclusão de curso – PAP.
Consultor / Formador em várias Instituições Públicas e Privadas.
Consultor financeiro no ramo vida DB Vida Grupo – Deutsche Bank.
Consultor de marketing Licentivos, Lda – Braga.
PhD Miguel Magalhães |
Doutoramento em Gestão e Direção de Empresas e Marketing, tendo levado a cabo o estudo “La problemática de la delimitación de una Organización en Unidades Estratégicas de Negocio (U.E.N.)”.
Professor Especialista em Ciências Empresariais.
E.A. em Gestão e Direção de Empresas e Marketing.
VI PDE – Programa de Direção de Empresas (1994).
Executive MBA (1993).
Pós-graduado em Estudos Europeus – dominante Jurídica.
Pós-graduado em Estudos Europeus – dominante Económica (1988).
Licenciado em Gestão Financeira.
Bacharel em Gestão de Empresas.
Foi proclamado JEEP (5ª geração).
Elaborou o documento “Guia Prático do Euro” para a A.E.P.
Ficou em 1º lugar no concurso de Ideias para a Qualidade dos Serviços Públicos, que veio a dar origem às atuais Lojas do Cidadão, cujo prémio foi atribuído no Dia Nacional da Desburocratização, a 29 de Outubro de 1992.
Professor na E.A.F.F. – Espaço Atlântico – Formação Financeira, S.A.
Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Economia, Gestão e Informática na Universidade Portucalense-Infante D. Henrique.
Faz parte da Rede Nacional de Mentores do IAPMEI.
Consultor certificado do IAPMEI e do CATIM sobre a Metodologia de Benchmarking e Boas Práticas.
Partner/CFO da ProSETWIN.
PhD Álvaro Cairrão |
Doutoramento em Comunicação Audiovisual e Publicidade pela Universidade Autónoma de Barcelona.
Encontra-se a realizar o Pós-Doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.
Master em Publicidade e Relações Públicas pela Universidade Autónoma de Barcelona.
Licenciatura em Relações Públicas pela Universidade Fernando Pessoa – Porto.
Licenciatura em Publicidade e Relações Públicas Universidade Autónoma de Barcelona.
Docente em diversas instituições de ensino superior: Universidade Fernando Pessoa – Porto, Instituto Superior Miguel Torga – Coimbra, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (onde foi vice-diretor do 1º e 2º ciclos em Ciências da Comunicação) – Vila Real, Universidade Portucalense – Porto, e Escola Superior de Educação, e Escola Superior de Ciências Empresarias do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Como resultado de trabalhos de investigação tem como produção científica diversos artigos científicos em revistas nacionais e internacionais com e sem peer review, bem como manuais pedagógicos, livros eletrónicos, capítulos de livros, bem como inúmeras participações como orador em eventos de natureza científica e empresarial.
Assessor de Imprensa/Comunicação do projeto europeu “Sagrado e Profano” da Aturminho e da Ahet Minho.
Diretor de Campanha do movimento independente “Temos Terra. Somos Semente” às eleições autárquicas do concelho de Valongo (2009).
Diretor de Arte da empresa Torre de Babel – agência de comunicação.
Consultor Independente em Comunicação Empresarial.
Gerente Imobiliário da empresa “4º & SALA”.
Formador em diversas instituições: CECOA-Porto, Centro de Formação Profissional de Viana do Castelo, VianaSoft (Viana do Castelo), Forconsulting (Barcelos), Escola de Música de Viana do Castelo (Fundação Átrio da Música), Instituto Português de Naturalogia (Porto), Instituto de Formação Turística (Escola de Hotelaria e Turismo do Porto), Associação Industrial do Minho (Viana do Castelo), Instituto Português da Juventude, Associação Industrial e Comercial de Barcelos, ADREM – Associação para o Desenvolvimento Regional do Vale do Minho, Escola profissional do Alto Minho Interior, Escola Profissional Tecnológica e Artística de Caminha, e Escola Profissional Noroeste Pioneira (Viana do Castelo).
PhD Oscar Ramada |
Doutoramento em: Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação – Pela Universidade Fernando Pessoa
Mestrado: Gestão da Informação Pela Universidade de Aveiro
Pós-Graduação: Higiene e Segurança no Trabalho Pela IDIT – Sta. Maria da Feira
Pós-Graduação: Gestão da Informação Pela Universidade de Aveiro
Licenciatura: Gestão de Sistemas de Informação e Multimédia – ISLA de Gaia.
Licenciatura: Engenharia de Sistemas Multimédia Pelo ISLA de Gaia
Professor: – ABS- Escola Superior de Negócios Atlântico (Atlântico Business School) – Porto
Coordenador da Licenciatura Gestão e Negócios (EaD Ensino a distância) na ABS
Professor: Instituto Politécnico de Bragança – Department of Informatics and Computer Communications School of Technology and Management (ESTiG)
Professor: Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro – Penafiel – Docente na Licenciatura em Produção de Conteúdos Interativos e Multimédia
Professor: ISTEC – Instituto Superior de Tecnologias Avançadas – Porto CTeSP – Cursos Técnicos Superiores Profissionais,
Professor: – ISPAB Instituto Superior de Paços de Brandão, Licenciatura e CTeSP
Formador Certificado pelo IEFP
Consultor / Formador em várias Instituições Públicas e Privadas.
Administrador de várias entidades tecnológicas de produção, desenvolvimento e comércio de software de gestão. Desenvolvimento de software para micro e pequenas empresas – software de gestão.
Autor de várias Publicações Científicas
PhD Luís Valentim |
Doutor em Gestão de Empresas (summa cum laude) com especialização em Estratégia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra com a nota máxima de Aprovado com Distinção e Louvor por Unanimidade
Mestre em Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da
Universidade Nova de Lisboa
MBA- Master in Business and Administration pela HEC Paris
Licenciatura em Economia pelo ISEG- Lisbon School of Business and
Economics Programa de Estudos Avançados em Gestão de Empresas Familiares – ISCTE-IUL
Programa para Top Management- GEGE-ISEG
Formador Certificado pelo IEFP
Publicação de artigos científicos no R&D Management Journal e no International Business Management Journal e em conferências internacionais sobre Inovação, Empreendedorismo, Alianças Estratégicas e Gestão do Conhecimento nas PME´s.
Reviewer do R&D Management Journal do portfolio da Wiley e do European Journal of Innovation Management do portfolio da Emerald jornais com ranking na ISI e na SCOPUS. Participação no livro “Leading Issues in Innovation Research. Reading: United Kingdom” coordenado pela Professora Heather Fullford da Robert Gordon University.
No seu percurso empresarial foi Diretor do Continente, Grupo Sonae e, sucessivamente, Diretor, Administrador e Presidente do Conselho de Administração da Makro SA, subsidiária do Grupo Metro, um dos maiores grupos mundiais da distribuição alimentar, tendo feito parte do task group que definiu a política de marca própria para o grupo Metro Cash & Carry a nível mundial.
É professor de Marketing e Estratégia no IPAM, IADE e Universidade Europeia, tendo sido professor em programas executivos da Universidade Católica e do ISEG. Foi diretor da Licenciatura em Gestão de Marketing do IPAM Lisboa, membro do Conselho Científico, coordenador da pós-Graduação em “Direção Comercial e Vendas”.
Foi formador em empresas de referência: Grupo PT, Novartis, PWC, Paul Hartmann, Delta Cafés, Izasa-Cormédica, Selplus e Jaba Recordati.
PhD José Cancela de Amorim |
Professor Doutor da Universidade Nova de Lisboa.
Mestre em Engenharia Química Industrial – Instituto Superior Técnico.
Especialista da OE em Gestão de Projectos.
Especialista da GECTI em Gestão de Empresas.
Gerente da ARMA-Sociedade de Gestão.
Formador Certificado.
Gestor de Negócios.
Gestor de Projectos.
Consultor em várias empresas.
PhD Tânia Reigadinha |
Doutoramento em Ciências Empresariais.
Doutoranda em Gestão.
Mestrado em Sociologia com dissertação intitulada: “A Inovação no Retalho: Factores de (In) Sucesso e Perfis-Tipo de Utilizadores”.
ISCTE-Licenciatura em Organização e Gestão Empresas, na área vocacional de Marketing.
ISCTE-Docente do Departamento de Marketing e Logística na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal desde Março de 2003 dos cursos de Marketing, Gestão da Distribuição e Logística e Erasmus.
Membro da Unidade de Formação em Gestão da Distribuição e Logística (coordenadora do 2.º ano) e membro do Conselho Pedagógico- Franchisada e Coordenadora do trabalho pedagógico e comercial da Região de Leiria, Castelo Branco, Norte de Lisboa e Norte de Santarém da empresa Zenius – Animação Pedagógica, Lda. de Outubro de 2004 a Janeiro de 2006.
Team Leader do Departamento Sales Productivity Center da Companhia IBM Portuguesa de Maio 2000 a Julho de 2004.
Artigos Científicos: (2006) – “Comportamento do Consumidor – O Papel da Memória”; (2009) Retail Innovation: (In)Success Factors and User’s Profile-Types; (2009) Media And Ethnicity – A Portuguese Magazine For African Women.
PhD Luís Raimundo Schwab |
PhD em Gestão pela Universidade Rey Juan Carlos Madrid,
Mestre em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa
MBA pela Universidade Católica Portuguesa
Professor no IPAM (onde leciona há mais de 20 anos), onde é Director do Mestrado e Coordenador da Pós Graduação de Gestão de Marketing.
Professor na Universidade Portucalense
Leccionou em mais de 6 instituições de ensino superior ao longos dos 20 anos de actividade lectiva.
Partner da Inov2win, Business Advisors
Desempenhou funções de Director-Geral, Director de Marketing, Gestor de projecto, KAM, Vendedor e Consultor, em multinacionais, PME’s, microempresas e sector público.
Trabalhou em sectores como biotecnologia, cerâmica utilitária e decorativa, retalho e software.
Coordenou estudos para entidade públicas e privadas.
Tem a sua actividade profissional centrada nas áreas de Marketing, Vendas, Compras, Modelos de Negócio, Gestão de clientes e Sistemas de informação.
PhD Francisco Castro |
Francisco Castro é mestre e estudante de doutoramento em Direito Comunitário Europeu e desenvolve projetos e atividades de consultorias e auditorias em sistemas de gestão empresarial em Diversos referenciais normativos incluindo qualidade, inovação, cibersegurança, inteligência artificial, maturidade digital, compliance anticorrupção e continuidade do negócio.
É coordenador e gestor da formação e formador em Portugal desde 2020 e, no Brasil, é professor de direito e gestão em licenciaturas e pós graduações.
Como auditor é acreditado pelo IPAC (Instituto Português de Acreditação), DAKKS (Deutsche Akkreditierungsstelle) e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Membro associado da ASCOM (Asociación Española de Compliance), ICA (International Compliance Association) e fundador do Clube do Gestor e do Compliance Management Club.
Mestre Carlos Adegas |
Doutorando em Gestão – Universidade Portucalense – Infante D. Henrique.
Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial – Universidade Técnica de Lisboa – ISEG.
Licenciatura em Gestão de Empresas – Instituto Superior de Administração e Gestão – ISAG Porto.
Consultor Nacional de Benchmarking.
Formado Certificado.
Técnico Oficial de Contas.
Diretor do Departamento de Apoio às Empresas, da AEPF Associação Empresarial de Paços de Ferreira.
Diretor dos Serviços de Economia da AICCOPN.
Executive Manager da empresa de Consultoria “CoreCompetence Consulting, Lda”.
Professor Adjunto do ISPGAYA.
Mestre Carlos Manuel Fernandes Plácido |
Doutorando em Contabilidade e Finanças.
Mestrado em Gestão.
Pós Graduado Em Gestão de Bancos e Seguradoras.
Pós Graduado em Fiscalidade.
Pós Graduado em Contabilidade Pública.
Licenciatura em Contabilidade.
Formador da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.
Formador da Caixa Seguros – Grupo Caixa Geral de Depósitos.
Formador Certificado pelo IEFP.
Consultor de Escolas Profissionais.
Consultor de Grupo Financeiro.
Diretor de Curso Superior de Gestão Bancária e Seguros.
Docente do Ensino Superior IPCA para a área da Gestão.
Docente de Mestrados.
Consultor em empresas de mais variadas áreas de actividade.
Mestre António José Henriques |
Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais – FEUP (Porto).
MBA Executivo em Gestão Empresarial – IEP (Porto) / ESADE (Barcelona).
Licenciatura em Engenharia de Minas – FEUP (Porto).
Gestor de Projeto – Inkstúdio, Lda. – Porto.
Consultor Técnico – Fibrosom Indústria, Lda – Famalicão.
QHSE Manager – Salini-Impregilo SpA – Milão -Itália.
Gestor da Qualidade e Segurança – MCA Vias, S.A. – Luanda – Angola.
Consultor de Gestão da Qualidade – Knoway, Lda. – Porto.
Dir. de Sistemas de Gestão Integrados – CSM, S.A. – Porto.
Gestor da Qualidade – AMM, S.A. – Maia.
Gestor de Informação – Associação Empresarial de Portugal – Leça da Palmeira.
Sócio fundador e atual Managing Partner das empresas: “Factor de Segurança, Lda” e “Knoway, Lda”.
Assistente convidado no Instituto Superior de Engenharia do Porto.
Formador certificado pelo IEFP.
Membro de diferentes projetos, nomeadamente: procedimentos operativos e sistemas de informação em empresas de vários sectores de atividade; monitorização de indicadores de desempenho e relatórios de gestão; coordenação de equipas de melhoria contínua e atividades de I&D.
Mestre Paulo Ferreira de Sousa |
Doutorando do Programa Doutoral em Engenharia Industrial e Sistemas (PDEIS) – Universidade do Minho
Investigador do Centro ALGORITMI – Universidade do Minho
Mestrado em Gestão de Projetos de Engenharia (Universidade do Minho), a desenvolver a Tese do Mestrado.
MBA em Gestão de Empresas – Institute of Business Management
Curso de Agile Leadership – Instituto Superior Técnico
Formação em Liderança e Estratégia – London Business School
Especialização em Engenharia e Gestão de Processos de Negócio – Universidade do Porto (FEUP)
Pós-Graduação em Gestão de Projetos – Porto Business School
Pós-Graduação em Engenharia Rodoviária – Universidade de Coimbra (FCTUC)
Licenciatura em Engenharia Civil – ramos Estruturas e Construção – Universidade da Beira Interior
Licenciatura em Engenharia Civil – ramo Planeamento e Urbanismo – Universidade da Beira Interior
Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros
Membro Fundador da INOVA.org
Membro da Direção da Associação Portuguesa de Gestão de Projetos (APOGEP)
Perito da Comissão Técnica CT175 – Organismo de Normalização Sectorial (ONS-APOGEP) – IPQ
Expert da ISO (Technical Committee 258) – Gestão de Projetos, Programas e Portefólios
Assessor nível B da Comissão Nacional de Certificação (CNC – APOGEP)
Formador Certificado pelo IEFP
Como resultado de trabalhos de investigação tem como produção científica artigos científicos em revistas nacionais e internacionais com e sem peer review, bem como inúmeras participações como orador e como moderador, em eventos de natureza científica e empresarial realizados em diversos países.
Co-Coordenador do programa TOP – Together on Projects (TecMinho/Mestrado em Gestão de Projetos de Engenharia – Universidade do Minho)
Certificado em gestão de projeto por várias organizações e em várias metodologias: Senior Project Manager IPMA-Level B, Scrum Master, Product Owner, Prince 2, PMO-CP
No seu percurso empresarial, de 20 anos no mercado nacional e internacional, foi Diretor de Obra, Diretor de Projeto, Diretor de Consórcio e Administrador de empresas, com especial enfoque em projetos para contratos tipo FIDIC com recurso a fundos Europeus e Banco Mundial.
Consultor e Formador em gestão de projetos e gestão de programas em várias instituições de referência nacional e internacional.
Mestre Jorge Teixeira |
Doutorando na Universidade de Vigo no departamento de Gestion Y Dirección de Empresas.
Diploma de Estudos Avançados pela Universidade de Vigo, (Mestre) com especialização nas seguintes áreas, Gestão do conhecimento e Capital intelectual, Gestão da inovação e da Tecnologia, Marketing Relacional no mercado Global e os Novos Meios Eletrónicos, Novas Tendências na Gestão de Recursos Humanos, Direção de Operações e Marketing.
Master Business innovator no Illinois Institute of Technology em Chicago International Executive.
MBA in Business Strategy na Escuela de Negócios Caixanova em Espanha, incluindo um módulo internacional na Universidade de Georgetown nos EUA.
Licenciado em Gestão de Marketing pelo IPAM “The Marketing School”Membro do Board of Advisors do Ibusiness Innovation.
Coordenador da Newsletter Inovação & Empreendedorismo do Grupo Editorial Vida Económica.
Orador em diversas conferências nacionais e internacionais sobre a temática da inovação, empreendedorismo e Responsabilidade Social Corporativa.
Consultadoria em diversos clientes nacionais e internacionais na área da inovação empresarial.
Mestre José Carlos V. Sá |
Doutorando em Engenharia Industrial e de Sistemas, na área do lean (Universidade do Minho).
Especialista na Área de Gestão da Qualidade – Institutos Politécnicos de Viana de Castelo, Bragança e Cávado e Ave.
Mestre em Engenharia Industrial – Opção: Qualidade, Segurança e Manutenção (Universidade do Minho).
Licenciado em Engenharia de Produção (Universidade do Minho);Auditor interno em qualidade e higiene e segurança (desde 2004).
Lean 5S Green Belt (HK 5S Association).
Lead Auditor ISO 9001 (IRCA).
Leader for Excellence – level 1 (EFQM).
Professor Assistente na Universidade Lusófona do Porto (2011/2014).
Assistente Convidado no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (desde 2006).
Membro da coordenação da Pós-graduação em Gestão da Qualidade – Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Assumiu as funções de diretor de qualidade e diretor de produção em várias empresas.
Consultor e formador certificado desde 2001, nas seguintes áreas: qualidade, higiene e segurança, gestão industrial e lean.
Tem participado como orador em eventos e congressos, e tem publicado vários artigos em congressos nas seguintes áreas: qualidade, higiene e segurança e lean.
Mestre Durval Ferreira |
Mestrado em Sistemas de Informação Organizacionais.
Licenciado em Gestão de Sistemas de Informação.
Autor de comunicação subordinada ao tema “Optimização de Práticas no Domínio da Segurança da Informação – BSC Designer como Ferramenta”, nas XXI Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica (Córdoba-Espanha); Formação orientada para a análise, racionalização de processos e circuitos de informação, optimização e gestão da segurança da informação, com recurso às novas tecnologias de informação e de comunicação.
Profissional de Informática.
Docente Convidado pela Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE)/Instituto Politécnico de Setúbal (2010 a 2012). Unidades Curriculares leccionadas, transversais aos cursos ministrados pela ESCE: Informática e Bases de Dados.
Formador em variadas acções para actualização de conhecimentos por parte dos colaboradores nas ferramentas de produtividade mais utilizadas no contexto profissional, nomeadamente MS Office.
Estudo e implementação de projectos na área dos Sistemas de Informação: Armazenamento e Backups de Informação; Segurança Física e Lógica; Virtualização; Gestão e Administração de Sistemas; Infra-Estruturas e Redes de Comunicação; VoIP.
Mestre Abílio C. Vilaça |
Eng.º de Sistemas e Informática pela UM, 1984.
Mestre em Gestão de Empresas com Especialização em Marketing pela UM, 1996.
Especialista em Estratégia e Empreendedorismo na área científica de Ciências do Comportamento e Gestão pelo IPCA, IPL e IPVC, 2013.
Especialista em Turismo pelo ISAG, 2015.
30 anos de consultoria em Empresas, Associações Empresariais, Cooperativas, Irmandades e Confrarias Religiosas.
Professor do Ensino Superior.
Mestre Fausto Xavier |
Mestrado em Estratégia Empresarial e Internacionalização – Instituto Superior de Gestão.
Pós-Graduação em Mercados Financeiros – INDEG/ ISCTE, em cooperação com a Ciemca e Totta Fundos.
Pós-Graduação em Auditoria e Consultadoria em Gestão – INDEG/ ISCTE, em cooperação com a COOPERS & LYBRAND.
Licenciatura pelo Curso Superior de Organização e Gestão de Empresas – INP.
Responsável da Divisão de Seguimento de Empresas – Santander Totta.
Mestre Tomás Sanches de Baêna |
Licenciatura em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
Mestrado (MSc) em Communication, Behaviour and Credibility Analysis pela Manchester Metropolitan University.
Mestrado (MA) em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Postgraduate Certificate in Behaviour Analysis & Investigative Interviewing pela Emotional Intelligence Academy & Paul Ekman International.
Co-Fundador e Diretor do InBodyLanguage – International Institute of Body Language.
Vice-Presidente da Comissão Científica e Pedagógica da International School of Professional Coaching.
Especialidade Avançada em Coaching Psicológico pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Certified Professional Coaching Trainer pela International School of Professional Coaching.
Associate Certified Coach pela International Coach Federation.
Certified NLP Trainer & Master Practitioner pela International Association for Neuro-Linguistic Programming.
Trainer do Instituto Internacional de Programação Neurolinguística.
Investigador do Centro de Investigação de Direito Penal e Ciências Criminais da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Professor Convidado da Universidade Fernando Pessoa.
Professor Convidado do Instituto de Formação Avançada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Professor Convidado da Coimbra Business School do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra.
Formador certificado com mais de 7.000 horas de experiência profissional em empresas nacionais e internacionais.
Mestre Pedro Costa |
Mestrado em Marketing, na Universidade de Aveiro (em curso).
Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação, Universidade de Aveiro. Habilitação própria para a docência.
Pós-Graduação em Marketing Digital, IPAM.
Pós-Graduação em Jornalismo Jurídico, no Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Aveiro.
Carteira Profissional de Jornalista, nº 1666, emitida pelo Sindicato dos Jornalistas, em 1991, e revalidada, bianualmente pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalista.
Docente no Ensino Superior.
Formador Certificado | Conferencista.
Curso Direção Técnica e Coordenação Pedagógica, Marketing Digital nas IPSS.
Facebook Marketing | Digital Manager.
Mestre Miguel Beirão |
IHTP Business Consulting Manager
Diretor Executivo da NewayFocus, Consultor Solfut, Trainer e Coach I Have the Power.
Coach com dupla certificação internacional e Consultor em várias PME´s.
Gestor com vasta experiência no sector industrial, formação superior em Enga Eletrotécnica.
Exerceu durante cerca de 5 anos a função de Diretor Geral de uma unidade produtiva Multinacional, e anteriormente de Diretor de Produção em empresas Nacionais e Multinacionais.
Curso Geral de Gestão, PBS–Porto Business School.
Especialização em Gestão Industrial .
Mestrado em Eng. Eletrotécnica (ISEP), a desenvolver a Tese do Mestrado.
LICENSED MASTER PRACTITIONER OF NLP (Neuro-Linguistic Programming™) pela Society of Neuro-Linguistic Programming™, por Richard Bandler / Solfut, Lda – I Have the power.
Mestre Anabela Chastre |
Mestrado em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos – ISCSP Universidade de Lisboa.
Pós-graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos – ISCTE.
Licenciatura em Comunicação e Jornalismo – Instituto Português de Estudos Superiores.
Diretora da Attitude Academy.
Formadora, Oradora e Autora do livro “Anabela Chastre – Atitude Certa!”.
Docente convidada no IPAM e na Lusófona Information Systems School.
Formadora certificada pelo IEFP.
Oradora e moderadora em seminários e com um elevado número de horas de formação ministradas.
Foi responsável pela área de Recrutamento, Selecção e Formação na Optimus Negócios – Sonaecom.
Mestre Carla Viana |
Tem concluída a parte letiva do Doutoramento em Ciências Empresariais, tem Mestrado e Pós-Graduação em Marketing e é Licenciada em Gestão de Marketing. Possui ainda, na sua formação, o Programa Avançado de Gestão para Executivos da Universidade Católica Portuguesa.
Detém os Títulos Académicos: de Especialista em Gestão e Administração, pelo Instituto Politécnico do Porto, pelo Instituto Politécnico de Coimbra e pelo IPAM Porto; de Especialista em Marketing e Publicidade pelas Instituições de Ensino IADE e IPAM Lisboa; e de Especialista em Marketing e Publicidade, pelo Instituto Politécnico de Setúbal, Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS) e Instituto Politécnico de Leiria.
Desde 2002 que é docente do Ensino Superior em Instituições de Ensino Público e Privado, nas áreas gerais de gestão, marketing, digital, branding, comercial, e serviços de educação executiva. É ainda, desde 2006, Consultora e Formadora Certificada.
Desde 2007 que, na sua atividade profissional e empresarial, tem assumido cargos de direção, em sectores e empresas de prestígio e reconhecimento, que são referências nacionais nas áreas da gestão e do marketing.
É, também, desde 2015, Vice-Presidente da Associação de Marketing Digital e CEO – Diretora Executiva da marca People Talent – Life Long Learning.
Mestre Adriano Fidalgo |
Doutorando em Estudos Europeus – Ramo Económicas – Tese em Competitividade da Região Ibérica na Europa do Futuro (análise prospectiva), pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa). Candidato a prestação de provas a Professor Especialista em Direcção Comercial.
Licenciatura em Gestão e em Relações Internacionais – Ramo Económicas e Políticas, pela Universidade do Minho (1993).Pós-graduação em Estudos Europeus – Ramo Económicas, pela Universidade Católica Portuguesa, e em 1999 em Relações Internacionais Económicas e Sociais Internacionais, pela Universidade do Minho.
Realizou um CEMS / Executive MBA, pelo Institut Français de Géstion / Espaço Atlântico – Formação Financeira, SA.
Desempenhou até ao inicio de 2011 a função de Director Geral e Gerente da Pamésa Consultores; tendo desempenhado até Setembro de 2008 funções de Director da Área Comercial Nacional da Cimpor – Cimentos de Portugal, SA.
Desenvolve, desde 1994, actividade docente no ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão, ministrando actualmente as unidades curriculares de Direcção comercial, no âmbito do Mestrado de Direcção Comercial e Marketing; Análise Económica e Financeira, no âmbito da Licenciatura em Gestão de Empresas; e desde 2003, Gestão de Marketing, no âmbito da Pós Graduação em Gestão Empresarial.
Desde 2010 docente da Pós Graduação de Gestão ANJE/IPAM com a unidade curricular de marketing, Direção comercial e Vendas.
A partir de 2011 Coordenador do Executive Master / Pós Graduação em Marketing Management e do PG de Gestão e Inovação para a Internacionalização do IPAM, com a docência da unidade curricular Estratégia e desenvolvimento de Negócio e Plano de Marketing, em Matosinhos e Aveiro.
Em Setembro de 2011, lança um projeto empresarial no domínio da Consultoria Estratégica e Desenvolvimento do Negócio e em Outsoursing de Gestão, denominado Astrolabio, Orientação e Estratégia SA, focada na orientação estratégica, marketing e estratégia de internacionalização; nomeadamente informação sobre mercados, audit á estratégia comercial/marketing e gestão da força de vendas e determinação de instrumentos para aferição da satisfação dos clientes; assim como eficácia comercial, gestão de parcerias, negociação e comunicação eficaz.
Mestre Jorge de Oliveira |
Doutorando em Administração de Empresas.
Certified Professional Coach: Business e Team Coaching.
Licenciado em Engenharia Mecânica.
Formação complementar em alta direcção e direcção de empresas.
Gestor, Consultor, Coach, Formador e Mentor: para que as pessoas e as organizações sejam cada vez mais eficientes.
Prática e estudo de gestão, desde 1979, em empresas industriais e de serviços.
Exercício de funções de administração e de direcção.
Elaboração de Planos de Negócio e apoio na criação de pequenas e médias empresas.
Ensino e formação de gestão, desde 1995, em universidades, institutos e empresas: gestão global e gestão industrial; gestão de si e dos outros; orientação de 144 projectos de fim de curso de engenharia e gestão industrial, realizados em empresas.
Mestre José Rodrigues da Costa |
Mestre em Telecomunicações (UTE 1971) e em Gestão de Empresas (FE.UNL 1987) Experiência profissional em empresas multinacionais, na banca e na Bolsa Director da Bolsa de Valores de Lisboa desde 1990.
Licenciado em Engenharia Electrotécnica (IST.UTL 1970) e em Administração de Empresas (FGV.EDE 1979).
Regente de cadeiras da área financeira desde 1989 na FE.UNL, no ISCTE e no ISGB.IFB.
Áreas de interesse: “Corporate Finance”, Derivados, Finanças Internacionais.
Coordenador da tradução para português da manual “Principles of Corporate Finance” (3ª e 5ª edições da MacGraw-Hill) de Brealey and Myers.
Investigação académica em curso: Estimativa do Custo de Capital para Portugal.
Mestre Susana de Campos Brito Galvão |
Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Comunicação, pelo Instituto Superior de Ciências do trabalho e da Empresa, com nota máxima de Muito Bom por unanimidade.
2001/2002 Pós Graduação em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Comunicação, pelo Instituto Superior de Ciências do trabalho e da Empresa, com média final de 16 valores.
1991/95 Licenciatura em Design – com especialização em Design Visual – pelo Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE) com média final de 15 valores. Docente do Departamento de Marketing e Logística da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE-IPS) – como Professora Adjunta desde Fevereiro de 2008; como equiparada a Assistente desde Março de 2000 (em tempo total e em exclusividade); como equiparada a assistente de 1º Triénio em tempo parcial desde Outubro de 1999.
Docência de unidades curriculares (desenvolvimento dos programas, elaboração e/ou colaboração na elaboração de documentação de apoio e leccionação de unidades curriculares): o “Técnicas e Suportes de Apresentação Empresarial” para o curso de Pós-graduação em “Gestão do relacionamento e comunicação com o cliente” (aulas teórico-práticas – ano lectivo 2009/2010) | Responsabilidade da unidade curricular.
Marketing para os cursos de licenciatura da ESCE-IPS (aulas teóricas – desde o ano lectivo 2008/2009; aulas práticas – anos lectivos 1999/2000 ; 2004/05 ; 2005/06 ; 2008/2009 e 2009/2010).
Orientações: Orientação de estágios curriculares da ESCE-IPS da Licenciatura em Marketing (desde o ano lectivo de 2005/2006).
Participação em Órgãos de gestão:
Coordenadora Pedagógica da Pós-graduação em Gestão de Relacionamento e Comunicação com Clientes da ESCE-IPS (desde Março/2009).
Membro do Conselho Científico da ESCE-IPS (entre Abril/2008 e Janeiro/2010).
Secretária da Comissão Executiva do Departamento de Marketing e Logística da ESCE-IPS (Julho/2002 a Julho/2004, de Julho/2006 a Fevereiro/2008 e desde Outubro de 2010).
Responsável pela comunicação institucional da ESCE-IPS – actividade desenvolvida entre Julho de 2007 a Dezembro de 2009: Responsabilidade pela estratégia de marketing e de planeamento publicitário.
Mestre Helder Palma |
Bacharelato em Gestão de Bancos e Seguradoras-> Universidade Internacional;
Licenciatura em Gestão de Bancos e Seguradoras-> Universidade Internacional;
Pós-graduação em Gestão de Bancos e Seguros> ISEG;
Mestrando em Finanças> ISEG;
ORBIS Portugal – Consultor para a Angola;
Pluriform – Academia de Formação e Línguas – Formador / Coach – Angola;
Member Toastmaster club Portugal;
Experiencia de 30 anos de atividade bancaria de retalho com passagem em vários Bancos em Portugal.
Mestre Carlos Mendes |
Tem concluída a parte letiva do Doutoramento em Políticas de Desenvolvimento de
Recursos Humanos.
Mestre em Direção de Logística e Supply Chain.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
MBA em Liderança e Gestão de Recursos Humanos.
Tem formação em Customer Service Managemen, Mentoring e Inteligências Emocional.
Certificado de Logística Sénior.
Certificado de formador.
Foi diretor e formador do Curso Profissional Técnico de Apoio à Gestão.
Formador na AIDA – Câmara de Comércio e indústria Distrito Aveiro.
Formador na NERLI – Associação Empresarial da Região de Leiria.
Dra. Carla Resende |
Licenciatura em Contabilidade e Administração Financeira pelo ISCAL.
Curso de Especialização em Fiscalidade pelo Overgest-ISCTE Business School.
Pós-Graduação Contabilidade Avançada e Fiscalidade pelo Overgest-ISCTE Business School.
Master Practitioner em PNL – Programação Neuro Linguística – pelo Instituto InPNL, reconhecido por IA-NLP (International Association for Neuro-Linguistic Programming).
Practitioner em PNL facilitado por Dr. Richard Bandler, Londres.
Expert e Practitioner em Linguagem Corporal e Microexpressões Faciais, pelo InBodyLanguage Institute -International Institute of Body Language.
Curso “InDepth & Facilitating” – facilitadora de Meditações de Osho, Índia.
Curso de facilitadora de Aulas de Meditação para Crianças – pelo Yoga Family.
Formadora certificada pelo IEFP.
Contabilista Certificada nº 12942 na Ordem dos Contabilistas Certificados.
Gestora Financeira (26 anos) em empresas Multinacionais do Sector de Retalho, Serviços e indústria.
Dra. Elizabete Neves |
Licenciatura em Economia.
Pós graduação em Gestão da Formação.
Postgraduate Certificate in Coaching pela International School of Professional Coaching.
Certified Professional Coaching Trainer pela International School of Professional Coaching.
Economista certificada nº 13299 na Ordem dos Economistas.
Contabilista certificada nº 83927 na Ordem dos Contabilistas Certificados.
Formadora certificada pelo IEFP desde 2003.
Professional Coach.
Consultora de desenvolvimento humano.
Trainer na Internacional School of Professional Coaching.
Oradora e moderadora em seminários e eventos corporativos.
Exerceu funções de direção de formação, qualidade e gestão de recursos humanos em empresas nacionais e multinacionais.
Dr. Jorge Osório |
MBA – Institute of Business Management.
Licenciatura em Gestão de Empresas, ramo Gestão Comercial e Marketing – ISAG (melhor aluno do curso).
Bacharelato em Gestão de Empresas – ISAG.
Pós-Graduação em Coaching – AEP.
Pós-Graduação em Gestão Empresarial – ISAG.
Especialização em Comércio Internacional – AEP.
Especialização em Negociação e Liderança – Universidade Católica Portuguesa – Lisboa.
Contabilista Certificado (Inscrição nº 71804 na OCC).
Formador Certificado (IEFP desde 2004) e Tutoria em formação-ação pela AEP.
Coach certificado – International School of Professional Coaching e AEP.
É orador em seminários e tem mais de 4.000 horas de formação ministradas, em Portugal e no estrangeiro.
É Diretor Geral da DWBH, uma empresa de consultoria e formação.
Ocupou funções de Direção Geral, Direção de Marketing e Direção Comercial, em várias empresas de vários setores.
Dr. Miguel Bacelar |
Pós Graduação, Marketing Management, Marketing Management, Marketing Research, Marketing Business-to-Business, Consumer behaviour – Universidade do Porto – EGP UPBS.
Licenciatura Gestão de Empresas – Universidade Portucalense Infante D. Henrique.
Licenciatura Informática de Gestão – Universidade Portucalense Infante D. Henrique.
Consultor Financeiro / Auditor – Carlos Aires, Amadeu Costa Lima & Ass.- SROC.
Formador / Consultor Financeiro – Várias Empresas.
Financial Advisor – Banco Best.
Técnico Sénior na Área de Analytics e Modelos de Decisão – Millennium bcp.
Coordenador Comercial/ Responsável de Sucursal – Millennium bcp.
Dr. Homero Figueiredo |
Licenciatura em Engenharia Informática (pré – Bolonha) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (Universidade Nova de Lisboa).
Grande Operador de Telecomunicações em Portugal na Accenture.
Actualmente Sénior Manager na Accenture.
Analista Programador Senior na Accenture.
IT Specialist na IBM Portugal.
Dr. Leonardo Machado |
Licenciatura em Informática de Gestão.
Formador certificado pelo IEFP.
Direção no Departamento de TI na CICCOPN (20 anos).
Vogal da Direção em IPSS.
Sócio-gerente de empresa de comércio a retalho (25 anos).
Dr. Paulo Mota |
Bacharelato em Gestão Comercial e Contabilidade – Universidade Fernando Pessoa.
Licenciatura em Gestão Comercial e Contabilidade – Universidade Fernando Pessoa.
Formador Certificado pelo IEFP.
Técnico Oficial de Contas.
Formação Pedagógica Inicial de Formadores.
Presidente do Conselho Fiscal da Economia 21.
Direção Comercial – Projecto ComuniConsulting – Consultoria em Comunicações.
Dr. Carlos Xavier |
Licenciatura em Informática de Gestão
Formador com certificado de competências pedagógicas de formador – ENA Escola de
Negócios e Administração
Sócio-Gerente de uma a empresa Omnis de Consultoria e Gestão
Formação no ERP SAP – SAP Portugal:
- SCM500 Processes in Procurement
- SCM520 Purchasing
- SCM510 SAP Inventory Management and Physical Inventory
- SCM525 Consumption Base Planning and Forecasting
- SCM550 SAP Customizing in Materials Management
Gestão de projectos e Consultor Senior SAP – desenho e implementação de soluções SI em:
- Materials Management (SAP MM)
- Warehouse Management (SAP WM)
- Production Planning (SAP PP)
- Quality Management (SAP QM)
Responsável de sistemas de informação em empresa industrial – sector têxtil – AS400
Dr. Ricardo Matos |
Licenciado em Gestão e Sistemas de Informação pela Atlântico Business School.
DPO – Data Protection Officer pela Rumos.
Certified Scrum Master pela Scrum Alliance.
Google Ads Certified pela Google.
Inbound Marketing Certified pela HubSpot.
Certificação em Marketing Digital 8Ps pelo mentor da metodologia Conrado Adolfo – Campinas, Brasil
Gestor de Propriedade Intelectual pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual em Genebra.
Membro do PMI – Project Management Institute.
Formação certificada em Gestão de Recursos Humanos, Liderança e Motivação de Equipas, Implementação SGQ ISO 9001, Gestão de Projetos.
Formador certificado pelo IEFP.
CEO e consultor da Lighthouse Business Solutions.
Docente Universitário em Gestão de Empresas e Gestão de Projetos.
Formador em Gestão de Projetos & Agile, Google Design Sprint e Lean Startup em várias escolas criativas.
Dr. Carlos Alberto dos Santos |
Licenciatura em Economia – ISEG Lisboa.
Certificado de Formação Profissional.
Programa Avançado de Management – PAM do IESF.
Director Operacional da área de Logística na Expo’98.
Director Operacional da área de Logística, Customer Service e Assistência Técnica no Euro’2004.
Director Geral de Logística e Serviço ao cliente.
Membro da Direcção da APLOG.
Dr. Manuel Bento |
Executive MBA – instituto de Empresa (Madrid)
Programa geral de gestão – Universidade Católica Portuguesa (Lisboa)
Pós-graduação em sistemas de Informação – Instituto Superior Técnico (Lisboa)
Licenciatura em Engª Electrotecnica – UTAD (Vila Real)
Formação executiva em Arquitectura Empresarial pelo MIT (Boston) e “Innovative CIO” pela universidade de Stanford (California)
CEO da Euronext technologies
Administrador da Bolsa de Lisboa (Euronext Lisbon)
Director de Cibersegurança do Grupo Euronext
Director de data office do grupo Euronext
Anterior:
Director e coordenador em diversas empresas nacionais e internacionais, nos sectores financeiros, telecomunicações e serviços.
Dr. João Pinto Barbosa |
Título de Especialista em Marketing e Publicidade
DEA (Diploma de Estudios Avanzados) em Marketing – Universidad Complutense de Madrid
Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas – ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa)
Head of Executive Committee da European Spas Association (ESPA)
Marketing Manager da European Spas Association (ESPA)
Secretário-Geral da Associação das Termas de Portugal
Docente das áreas de Marketing Estratégico e Marketing Operacional no IPAM Instituto Português de Administração de Marketing
Consultor internacional na EuropeSpa expert on Quality in Spa & Wellness
Anterior:
Director de Marketing da Fundação INATEL
Director de Relações Internacionais da Fundação INATEL
Secretário-Geral da Associação das Termas de Portugal
Responsável técnico da Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente.
Consultor internacional: “Marketing for Thermal Spas in Colombia” | “Quality in Spas” (Training courses for Thermal Spa and Hotel Spa executives in Colombia)
Fontur Colombia, Programa de Transformación; Project Manager – Development of Innovative Spa Business Models in Chile; “Marketing for Hot Springs and Spa” (Training courses for Thermal Spa and Hotel Spa executives in Chile).
Dr. Manuel Valadas Pinho |
Licenciado em Gestão e Administração Marítima
Assessor do Conselho de Administração da EiC – Empresa Internacional de Certificação
Formador Coordenador Qualificado para as áreas dos Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente, SST e Responsabilidade Social
Auditor Coordenador de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente, SST e Responsabilidade Social
Diretor Geral da BVQI Portugal (96/05)
Perito Naval e Industrial da Bureau Veritas (91/96)
Capitão da Marinha Mercante (88/91)
Oficial Piloto da Marinha Mercante (75/87)
Dr. Nuno Silva |
Licenciatura em Gestão.
Formador Certificado pelo IEFP.
Curso FATCA – Foreign Account Tax Compliance Act.
Curso AML – Anti-Money Laundering & Counter-Terrorism Financing.
Curso BPM – Business Process Management.
Curso EPM – Enterprise Project Management.
Gestor de Projectos na área da eficácia operacional, risco operacional, controlo de níveis de serviço e gestão de outsourcing.
No sector Bancário, nas direcções de Sistemas e Transformação, foi responsável das áreas de Suporte ao Utilizador, Desenvolvimento Aplicacional, Gestão da Relação, Controlo e Planeamento.
Paulo Soares |
Licenciatura em Engenharia Mecânica – FEUP
Pós-Graduação Lean – Seis Sigma – ISEP
Pós-Graduação Gestão de Compras e
Abastecimento – Porto Business School
Curso de Técnico Superior de Segurança e
Higiene do Trabalho – Cenatex
Pós-Graduação de Engenharia da Qualidade – ISQ
Formador Certificado pelo IEFP
Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros
Diretor Geral – Rubete, SA